17 3233-1077

Dr. Roberto Lima

Dra. Anna Carolina Lima

Ciclismo

4

Em entrevista concedida ao Diário da Região, o Dr. Roberto Lima fala de sua paixão pelo ciclismo e destaca os benefícios detes esporte.

 

Por que não usa mais a bicicleta como meio de locomoção?
Falta estrutura adequada para as bikes. Estabelecer uma nova cultura exigirá esforço de toda sociedade e governantes. Há de se ter educação no trânsito, respeito aos ciclistas, cumprimento ao Código de Trânsito, elaborado para motoristas e ciclistas.
São incalculáveis os benefícios da transformação da cultura que poderá nos tirar do comodismo dos automóveis e nos transportar, com segurança e estrutura, para todas as possibilidades de ganhos de trafegar sob as bicicletas.

 

      

Como vê o trânsito de Rio Preto?
Gostaria de ver a cidade com ciclovias, a exemplo das principais cidades do primeiro mundo. Uma estrutura que permita a utilização desse meio de transporte não somente para o lazer, mas também para o deslocamento para o trabalho e outras atividades. 
No Brasil a bicicleta ainda é considerada como meio de transporte para pessoas de baixa renda. 
Estabelecer uma nova cultura exigirá esforço de toda sociedade e governantes.
Proporcionalmente Rio Preto é uma das cidades com mais veículos do país, com mais de 200 mil entre motos e carros. O que tantos veículos representam na queda da qualidade de vida dos moradores?
Não somente a quantidade de veículos, mas em relação as leis de zoneamento.
Observamos em Rio Preto prédios em áreas distantes do centro, fato que contribui para dificultar o trânsito em nossa cidade. Com tanta área disponível, penso que o crescimento deveria se expressar de forma horizontal.


Qual o benefício pessoal de andar de bicicleta?
Para mim, o principal beneficio de pedalar é a consciência que se adquire de uma vida mais saudável, relacionamentos menos impessoais, uma cidade mais humana e um mundo melhor. Ninguém mais é considerado excêntrico por deixar o carro na garagem e ir para o trabalho caminhando ou pedalando. 
Isso só demonstra boas atitudes, desde o resgate da simplicidade, passando pela valorização da saúde e respeito ao meio ambiente, chegando à disciplina e planejamento do tempo como aliados de uma vida mais feliz.

 

      


Qual o benefício para o meio ambiente de andar de bicicleta?
O caos no trânsito das cidades e o aquecimento global abriram passagem para a bike nas avenidas dos assuntos mais comentados da atualidade. 
Considerada um veículo 100% eco-friendly, a bike atrai a atenção de uma geração decidida em prol do futuro do planeta. 
É certo que, cada vez mais, os grandes centros urbanos do mundo inteiro precisarão definir soluções em consonância com a necessidade de preservação do meio ambiente, e, ainda, consolidar opções que colaborem com a saúde dos povos.
Neste sentido, a bicicleta é uma grande inspiração e as ciclovias, trilhas inteligentes, verdadeiros caminhos do bem.


Se o rio-pretense deixasse uma vez por semana o carro em casa e andasse apenas de bicicleta, a pé ou de ônibus o que representaria em termos de melhoria para a cidade?
Algumas vantagens desse meio de transporte: preço acessível; baixo custo de manutenção; baixo impacto sobre o meio ambiente; melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental; não requer combustível; em congestionamento ou interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua trajetória; menor necessidade de espaço público; o custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.


Sabe me dizer em quanto um veículo solta de monóxido de carbono?
Estima-se uma média de 180 gramas de CO2 liberados por quilômetro rodado.

 

      


Qual a distância entre sua casa e seu consultório?
Cinco quilômetros.


Mesmo levando mais tempo para percorrer o mesmo trajeto que levaria de carro, vale a pena. Por quê?
Pedalar e caminhar alegram meu coração, fazem bem meu ao meu corpo, renovam minha disposição. Penso em aumentar o tempo semanal que reservo para essas duas atividades. 
Se esses dois movimentos me fazem sentir bem, incluir um deles em meus deslocamentos constantes ao trabalho pode me trazer ganhos ainda maiores. 
Sei que não sou o único a rever conceitos e hábitos sobre quatro rodas. 
Milhares de pessoas em todo o mundo buscam alternativas mais saudáveis de viver.


 VANCOUVER - CANADÁ
Pedalando em Vancouver com ortodontistas durante o Encontro da Angle Society (2013).

      

      

Facebook
Contato
17 3233-1077

Av. Alberto Andaló, 4025 - Centro
15015-000 - São José do Rio Preto/SP

Agência Prospecta