17 3233-1077

Dr. Roberto Lima

Dra. Anna Carolina Lima

Dúvidas Frequentes



As extrações de dentes ainda são necessárias?


Sem duvida alguma a ortodontia contemporânea utiliza muito menos extrações que ha uma década atrás. A decisão de extrair ou não extrair depende de alguns fatores: 

1.    Quantidade de apinhamento presente e se será possível criar espaços para erupção dos dentes permanentes, o que dependerá da idade do paciente no início do tratamento. 
2.    Suporte labial.
3.     Perfil facial. 

Esses fatores são avaliados individualmente para a tomada de decisão. 

 

Quanto tempo leva o tratamento?

Atualmente, o tempo de tratamento é muito menor do que em décadas passadas. Um dos fatores que influenciam no prazo do tratamento é o comparecimento as consultas e quebra excessiva de aparelhos. O tempo de tratamento varia de um a três anos dependendo da gravidade do caso, da idade e colaboração do paciente. Um bom entrosamento entre o paciente e a nossa equipe é fator essencial para a obtenção de bons resultados.
 

E os custos do tratamento?

Os custos variam de acordo com o diagnóstico e tipo de tratamento indicado, sendo apresentados antes do início do tratamento. Vale ressaltar que os custos de uma ortodontia de qualidade são sempre inferiores aos benefícios que esse tratamento proporciona, ou seja, uma boa saúde bucal, dentes alinhados e um belo sorriso.
 

Por que algumas crianças usam aparelhos mais de uma vez?

Isso ocorre quando o tratamento indicado é em duas fases. O inicio da correção é direcionado para o gerenciamento de espaços ou redução do overjet. A redução do overjet minimiza a chance de fratura dos incisivos superiores.
 

Vocês farão limpeza nos dentes do meu filho?

Durante o tratamento costumamos dar nota aos nossos pacientes com relação à higiene bucal. Por isso, é muito importante manter as consultas regulares com o seu dentista clínico. A frequência das consultas dependerá da qualidade da higiene buccal de cada paciente.
 

Você trata muitos pacientes adultos?

Sim. Em torno de 25% da nossa clinica são pacientes adultos. No passado, muitos adultos perdiam seus dentes precocemente. Atualmente, eles os mantem por toda a vida, valorizando a estética e a saúde.
 

Que tipo de aparelhos estão disponíveis?

Aparelhos de titânio colados sobre o dente. O titânio é um metal de uso médico flexível e suave proporcionando um tratamento mais confortável. É também bacteriostático, inibindo a formação de placa ao redor dos dentes. Utilizamos ainda aparelhos estéticos, auto-ligados, aparelhos removíveis e alinhadores, quando indicados.
 

Ocorre muito desconforto durante o tratamento?

A tecnologia moderna em braquetes e sistemas de arcos permite produzir forças mais leves que nas décadas passadas. Pode ocorrer um leve desconforto no início do tratamento, no entanto, desaparecerá após os primeiros dias.
 

Qual é a frequência das consultas?

O ideal é que a frequência ao consultório seja a cada 4 a 8 semanas. Isso por conta da nova tecnologia, tanto no braquete quanto no fio que atua por um longo período. Assim, não temos que trocar o fio a cada visita. Isso faz com que o tratamento se torne muito mais eficiente com menor número de consultas.

 

Facebook
Contato
17 3233-1077

Av. Alberto Andaló, 4025 - Centro
15015-000 - São José do Rio Preto/SP

Agência Prospecta